sábado, 13 de outubro de 2007

BTT: Pedalar ao sabor da aventura

O que é

Também conhecido por ciclismo de montanha, BTT (bicicleta de todo o terreno) é uma modalidade cuja finalidade é aumentar a capacidade de deslocação, através de um meio de transporte ágil, económico, seguro e não poluente. O objectivo genérico do BTT passa por percorrer caminhos irregulares e com vários tipos de obstáculos. É praticado, em regra, em estradas de terra e constitui o meio de transporte ideal para se chegar a sítios inacessíveis de jipe, mais velozmente do que a pé, mas com menos esforço físico. O praticante de BTT necessita de ter uma boa resistência física, destreza e auto-suficiência, já que é possível que o ciclista necessite de reparar a sua bicicleta em locais isolados e de difícil acesso.

História

O BTT nasceu, na Califórnia, nos anos 50, a partir de uma conjugação de brincadeiras de alguns ciclistas (ávidos de desafios diferentes das competições de estrada tradicionais) e de alguns surfistas, que procuravam actividades com adrenalina para ocupar os dias sem ondas.

Modalidades

Cross-country: Prova disputada em circuito fechado, em que os competidores devem completar um determinado número de voltas para terminar a prova. Pode ter trechos de estrada de terra e em alguns casos chega a ter trechos curtos de asfalto.

Trip Trail:
Neste tipo de competição o percurso é longo e, normalmente, o ponto de partida não coincide com o ponto de chegada. Se isso acontecer, apenas é dada uma volta ao “circuito”. Como o nome indica, o Trip Trail é uma viagem por trilhos e estradas de terra. Quando o percurso é muito longo, pode ser chamado também de Maratona e pode a levar dois ou até três dias a ser cumprido. Os praticantes de BTT por lazer, geralmente, praticam Trip Trail, pois permite-lhes passear por sítios diferentes e sempre com desafios surpresa.

BMX:
Este tipo de provas são disputadas por ciclistas muito jovens, em circuito fechado, com várias voltas e pontos de salto ("jumps") e curvas de parede. O nome deriva de "Bicycle Motocross", já que as primeiras bicicletas imitavam motos de "cross".

Enduro:
Este tipo de prova tanto pode ser disputada em estradas abertas como em circuitos fechados. A organização elabora um horário, que contém as referências a serem seguidas e a média horária estipulada. O objectivo não é ser o primeiro a chegar, mas sim ser o mais regular. Chegar no horário exacto concede ao competidor zero pontos. Para cada segundo de atraso, o concorrente será penalizado com um ponto e por cada segundo adiantado, a penalização é de três pontos. O vencedor será aquele que obtiver o menor número de pontos. É normalmente disputado em duplas.

Downhill:
Nesta vertente o ciclista corre contra o tempo, enfrentando sozinho um percurso em descida e com poucas rectas. O terreno, natural ou artificial, é bastante irregular. Tem pontos de salto, vãos a serem transpostos, com ou sem ajuda de rampa ("gaps"), e grandes degraus, onde o ciclista se deixa "cair" ("drops"). É um tipo de prova em que se enfrentam situações de risco bastante elevado.

Free ride:
É uma variação do "Downhill", mas é utilizado como forma de lazer, tendo como principal diferença a utilização de terrenos variados, em vez de apenas descidas perigosas.

Urban Assault:
É o nome dado aos passeios de "Free ride" dentro das cidades. Nesta prática usam-se obstáculos urbanos, como escadas e barreiras removíveis montadas na hora.

4X:
É praticado num terreno inclinado, como o "Downhill", mas com quatro competidores a descerem simultaneamente. Os ciclistas têm de ultrapassar obstáculos derivados do "BMX".

Trial:
Neste tipo de percurso os competidores começam com uma determinada pontuação e vão perdendo pontos cada vez que têm necessidade de colocar o pé no chão para se equilibrarem. Até à meta, é necessário transpor todo o tipo de obstáculos tais como troncos, pedras, latões, muros e até carros.

Equipamento

Apesar de cada modalidade incluída na categoria BTT ter um equipamento específico, existe um mínimo comum em todas elas. Além de uma bicicleta adequada, o praticante de Bicicleta de Todo o Terreno deve utilizar capacete, luvas, água e alimentos ricos em hidratos de carbono, como barras de cereal e fruta.

As bicicletas diferem das de estrada em diversos aspectos. Têm pneus mais grossos e amortecedores, que absorvem impactos de forma mais eficaz e oferecem mais controle em terrenos acidentados, na areia e na lama. O quadro é reforçado e mais resistente, especialmente nas modalidades que incluem saltos e quedas de grandes alturas. O guiador é mais alto, permitindo uma posição menos inclinada e mais confortável para o ciclista.

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